A influenciadora fitness Carol Borba foi a convidada da live de IstoÉ, nesta quarta-feira, 27. Com mais de 3,5 de inscritos no YouTube e mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram, a personal trainer está entre as principais educadoras físicas do Brasil.
Na conversa com o editor-executivo da IstoÉ Online, Edson Franco, ela conta sua história de vida, fala sobre o início de carreira, dá dicas para as pessoas entrarem em forma sem sair de casa e sugere mudanças de hábitos e de comportamento.
Carol conquistou a blogosfera pelo seu jeito risonho e carismático. Longe da pieguice das blogueiras marombeiras, ela entende, e defende, que o corpo perfeito para um, não é necessariamente perfeito para o outro e que cada organismo é um universo. “Cada corpo responde de uma forma. Cada corpo tem um formato. O mais importante é a gente saber aquilo que incomoda e não ficar obcecado”, diz.
Para ela, a busca pessoal pela melhor versão, não se comparando com o outro, deve ser o principal objetivo para quem quer sair do sedentarismo. “O importante é ficar bem consigo mesmo”, sentencia.
A educadora física, que lançou seu canal na internet há pouco mais de quatro anos, ficou ainda mais famosa nas redes sociais durante a quarentena. Com vídeos interessantes e bem editados, ela mostra ao público as possibilidades de dar uma secada no corpo, trabalhar o bumbum, as coxas e malhar geral sem sair de casa.
Detalhe: com garrafas de amaciantes fazendo o papel dos pesos ou outros equipamentos das academias sendo substituídos pelo que se tem dentro de casa. “As pessoas não acreditavam que a prática dos exercícios dentro de casa dava resultados. Com a quarentena viram que dá certo.”
Formada em educação física, Carol Borba revela na live que a ideia da prática dos exercícios em casa foi inspirada na mãe, que é sedentária e que, de forma recorrente, comprava equipamentos de ginástica e os abandonava logo depois.
Para ela, as pessoas treinando com garrafas de água, de desinfetantes ou sacos de arroz podem despertar o interesse definitivo pela malhação, sem o dispêndio financeiro. Daí, diz ela, as pessoas avaliam se gostam e se devem investir seriamente. “Depois que se acostuma, quase vira um vício do bem. Quando a gente treina libera-se uma série de hormônios que dão a sensação de bem-estar”, explica.
O sonho de trabalhar pela saúde das pessoas acompanha Carol desde o fim do ensino médio. Ela conta na entrevista que queria ser médica, mas mudou de ideia também por influência da mãe. Ela diz que começou a se interessar pela “malhação” ainda na infância nas aulas de dança e que estudou muito para fazer medicina, mas preocupada com os altos custos do curso foi aconselhada a fazer educação física. “Tinha medo de ficar pobre e não ganhar dinheiro”, diverte-se ao relembrar.
Passados os anos, Carol ajuda muitas pessoas a perder peso de forma saudável, com dicas de alimentação balanceada e exercícios. Na troca de ideias, ela explica os benefícios do treino Power HIIT (treino intervalado de alta intensidade), que ela criou. Ela afirma que as pessoas conseguem queimar gordura corporal, principalmente na região da barriga, tonificando o corpo com treinos rápidos.
“São 12 minutos de exercícios, supereficientes.” Detalhe: tudo sem equipamento, feito com o próprio peso do corpo. Segundo ela, o Power HIIT é prático, intenso e gera o máximo de resultados no menor tempo possível.
Carol falou também sobre as construções dos seus vídeos, que passaram a ter tradução de libras neste ano, revelou as cirurgias plásticas que fez e deu conselho para as pessoas saírem da zona de conforto e evitarem a autossabotagem.
“Muitas pessoas têm mania de achar que vai descer a luz da motivação e da inspiração para sair da zona de conforto. Não vai”, diz ela. Para sair do sedentarismo, ela aconselha, comece a treinar sem pensar. “A motivação vem do resultado, mas o resultado vem da constância.” Para finalizar, a influenciadora fitness recomenda: “Escute o corpo, busque o equilibrio”.